Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Suécia estuda vantagens e desvantagens da água usada, reutilizada na agricultura

A agricultura dos países em desenvolvimento utiliza amplamente as chamadas águas usadas, com uma série de vantagens e inconvenientes, segundo um estudo realizado em 53 cidades e elaborado para a Semana Mundial da Água que começa nesta segunda-feira em Estocolmo.

AFP |

Essa prática permite que sejam regadas maiores superfícies de cultivo mas também pode ter repercussões negativas para a saúde humana e o meio ambiente, segundo a pesquisa realizada por Liqa Raschid-Sally, do Instituto Internacional de Gestão dos Recursos Hídricos (IWMI).

O estudo - realizado em 53 cidades de América Latina, Oriente Médio, Ásia e África- mostra que se essas águas não forem reutilizadas, haveria menos oferta de alimentos, mas em contrapartida, seu uso nos cultivos de legumes e cereais pode representar perigos para o meio ambiente; entre eles, a contaminação das águas consideradas limpas e, para a saúde, no caso de ingestão de legumes não lavados.

Em Accra, capital de Ghana, com quase dois milhões de habitantes, cerca de 200.000 pessoas compram diariamente legumes produzidos em apenas cem hectares de terrenos agrícolas urbanos regados com águas usadas, segundo o informe do IWMI.

pau/Dt/sd

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG