oficial de Elizabeth II - Mundo - iG" /

Súditos comemoram o 82º aniversário oficial de Elizabeth II

Londres, 14 jun (EFE) - Milhares de pessoas presenciaram hoje no centro de Londres o desfile militar com o qual se comemorou de forma oficial o 82º aniversário da rainha Elizabeth II, que terminou com uma exibição aérea. Embora a soberana tenha nascido em 21 de abril, seu aniversário é festejado oficialmente em um sábado de junho para aumentar as possibilidades de que faça bom dia, de modo que os cidadãos possam participar das comemorações. Apesar da ameaça de chuvas, o imprevisível clima londrino deu uma trégua à cerimônia, que aconteceu sob um céu às vezes nublado. Mais de 1.100 soldados, vestidos com uniforme de gala, participaram do desfile conhecido como Trooping the Colour, que data do século XVIII, quando os soldados eram ordenados, antes da batalha, por bandeiras ou cores segundo sua categoria.

EFE |

Elizabeth II, junto a seu marido, o príncipe Philip, duque de Edimburgo, fez o tradicional percurso pela Mall - que liga a Praça Trafalgar e o palácio de Buckingham - em uma carruagem de marfim que data de 1842.

Usando um traje de cor turquesa, combinando com um chapéu, e com uma manta quadriculada escocesa sobre as pernas, Elizabeth II percorreu a Mall acompanhada por outros membros da Família Real.

A cavalo e uniformizados escoltavam a soberana seu filho mais velho, o príncipe Charles, o herdeiro ao trono britânico, e seu primo, o duque de Kent.

Os filhos de Charles, William e Harry, ambos com o uniforme de seu regimento -o batalhão Blues and Royals da Guarda Real-, fizeram o caminho em uma segunda carruagem junto à sua madrasta, Camilla, segunda esposa do herdeiro à Coroa.

Entre os presentes ao ato estão o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, e sua esposa, Sarah, além de Henry Allingham, que, com 112 anos, é o sobrevivente mais velho da Primeira Guerra Mundial (1914-18).

A rainha assistiu a este ato solene durante todos os seus 55 anos de reinado, com exceção de 1955, quando foi suspenso por uma greve nacional.

Após passar em revista as tropas, a Família Real retornou ao palácio de Buckingham para saudar a multidão a partir do balcão principal, de onde presenciou a exibição da Real Força Aérea britânica (RAF), com a qual concluiu o desfile.

No 90º aniversário da RAF, o espetáculo aéreo foi mais longo que o habitual e dele participaram 55 aeronaves de 14 tipos diferentes, desde um Spitfire, o lendário caça britânico que fez estragos na aviação nazista durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), até vários modernos aviões de combate Typhoon.

Também participou da exibição um avião espião Nimrod, algo muito criticado pelas famílias dos 14 militares britânicos que morreram na explosão de uma aeronave deste tipo no Afeganistão em 2006.EFE ep/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG