Sudão e Chade normalizam relações bilaterais

Cartum, 9 nov (EFE) - Os Governos de Sudão e Chade normalizaram hoje as relações bilaterais com a troca de embaixadores, colocando fim a um rompimento que teve início em maio, informaram fontes diplomáticas sudanesas.

EFE |

Um avião líbio chegou no sábado a N'djamena para transportar o embaixador e os demais membros da delegação diplomática chadiana a Cartum e a aeronave retornará hoje à capital do Chade com representantes da diplomacia sudanesa, segundo a agência "Jana".

O líder líbio, Muammar Kadafi, começou em agosto uma iniciativa para a normalização das relações diplomáticas entre os dois países vizinhos, com os quais compartilha fronteira e entre os quais exerce habitualmente um papel de mediador.

Em 23 de outubro, representantes líbios, sudaneses e chadianos se reuniram em Trípoli e acertaram que os representantes diplomáticos voltassem a N'djamena e Cartum em um prazo de duas semanas.

O reatamento das relações bilaterais foi obtida graças a uma mediação das autoridades líbias, declarou à imprensa o embaixador sudanês no Chade, Abdulla al-Sheikh, pouco antes de viajar à capital chadiana em um avião líbio.

Além disso, afirmou que o representante da diplomacia do Chade chegou a Cartum na mesma aeronave emprestada pelo Governo líbio.

O embaixador sudanês lembrou que Cartum e N'djamena anunciaram a normalização de laços em outubro em reunião de representantes governamentais do Sudão e Chade, que foi auspiciada pelo líder líbio Muammar Kadafi, em Trípoli.

Em maio, o Sudão retirou o pessoal de sua missão diplomática do Chade após acusar o país de estar por trás da ofensiva lançada por milicianos do grupo rebelde Movimento para a Justiça e a Igualdade, de Darfur, em território sudanês, contra a cidade de Omdurman, separada de Cartum pelo rio Nilo.

As relações bilaterais se mantiveram tensas nos últimos cinco anos pelas acusações mútuas de respaldar os movimentos rebeldes de seus respectivos países. EFE az/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG