Don Diego é preso na Colômbia - Mundo - iG" /

Sucessor do chefão da coca Don Diego é preso na Colômbia

A Polícia colombiana confirmou a captura de um dos herdeiros do chefão do tráfico de drogas Diego Montoya, conhecido como Don Diego, detido há oito meses e considerado, na época, um dos dez criminosos mais procurados pelos Estados Unidos, informou a corporação nesta terça-feira.

AFP |

Gildardo Rodríguez, ou "O Senhor da Camisa Vermelha", foi preso na madrugada de segunda, em uma propriedade em La Mesa (50 km ao oeste de Bogotá), onde se escondia, completou a Polícia Judicial (Dijin), que fez a operação.

Rodríguez, cuja cabeça valia uma recompensa de 500 milhões de pesos (280.000 dólares), não ofereceu resistência e foi levado para uma das celas da Dijin na capital colombiana, onde foi apresentado à imprensa hoje.

Segundo a polícia, a extradição do traficante, que fez parte das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), é solicitada pela Justiça americana. O governo dos EUA oferecia, inclusive, recompensa de US$ 5 milhões por Rodríguez, acusado de liderar uma rede que exportou mais de 500 toneladas de cocaína para esse país.

De acordo com as autoridades, Rodríguez herdou, junto com outros chefões, os negócios de drogas de Montoya, chefe do cartel de Norte del Valle, capturado em 11 de setembro passado, em Zarzal (sudoeste).

"Administrava o envio de entorpecentes para Estados Unidos, México e Europa, assim como a compra de armamento, munição e outros equipamentos para os grupos narcotraficantes", completou a polícia.

axm/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG