Substituto de Obama no Senado tomará posse na quinta-feira

O líder democrata no Senado, Harry Reid, informou que Roland Burris, designado como sucessor de Barack Obama no posto de senador por Illinois, tomará posse na quinta-feira.

AFP |

Caso não seja apresentada nenhuma objeção, Burris deve assumir o cargo de senador por Illinois que era ocupado por Obama antes de sua eleição como presidente dos Estados Unidos.

A nomeação de Burris provocou muita polêmica por ter sido feita pelo governador Rod Blagojevich, acusado de ter tentado vender o posto em troca de favores e dinheiro.

AP
Buris assume a cadeira de Obama

De acordo com a lei estadual, no caso de vacância do posto o governador deve nomear um senador até a próxima eleição legislativa, prevista para dentro de dois anos.

Na semana passada, Burris compareceu ao Capitólio cercado de jornalista, mas deixou o local meia hora depois sem ter prestado juramento com os senadores do 111º Congresso.

A carta de nomeação foi considerada inválida por não ter a assinatura do secretário de Estado de Illinois.

Vários congressistas, tanto democratas como republicanos, se recusavam a admitir a presença no Senado de um senador nomeado por um governador acusado de corrupção.

Burris, 71 anos, foi o primeiro negro a ser eleito para um posto estadual importante em 1978, quando assumiu a função de auditor fiscal do estado. Ele permaneceu na função até 1991, quando se tornou procurador-geral de Illinois.

Leia mais sobre: Illinois

    Leia tudo sobre: obama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG