Substância irritante é lançada em passagem de Lugo por colégio eleitoral

Assunção, 20 abr (EFE).- Uma substância irritante foi lançada hoje em um colégio eleitoral de Fernando de la Mora, um município nos arredores de Assunção e que recebia a visita do ex-bispo e candidato presidencial Fernando Lugo, da Aliança Patriótica para a Mudança (APC).

EFE |

Jornalistas que acompanham o percurso de Lugo e pessoas próximas a ele diziam que era um aerossol ou gás de pimenta, que provocou irritação nos olhos e vias respiratórias, e foi lançado quando o candidato entrou no colégio eleitoral.

As autoridades não identificaram de onde veio a substância, mas os jornalistas disseram que foi lançada pouco depois que Lugo foi insultado por um grupo de jovens do governista Partido Colorado, no poder há 61 anos.

O ex-bispo tinha ido a Fernando de la Mmora para acompanhar o votoo de seu candidato a vice-presidente, o liberal Luis Federico Franco Gómez.

Em outros incidentes das primeiras horas, também houve a detenção, em Ciudad del Este, a 330 quilômetros de Assunção, de duas pessoas devido à compra de cédulas, uma das formas para evitar o voto do grupo adversário.

Uma ativista do Partido Colorado, que promove a candidatura presidencial de Blanca Ovelar, também foi detida em um populoso bairro de Assunção, por causa de uma briga envolvendo simpatizantes do general reformado Lino Oviedo, candidato da União Nacional de Cidadãos Éticos (Unace).

Com exceção destes incidentes, a votação ocorre com tranqüilidade no país. No entanto, alguns centros de votação abriram com atraso devido à chegada tardia dos membros de mesa e representantes dos partidos. EFE lb/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG