Washington, 1 ago (EFE).- O subsecretário interino de Energia das Estados Unidos, Jeffrey Kupfer, viajará na semana que vem ao Brasil, para fortalecer as relações com o país e aumentar a segurança energética global, informou hoje o Departamento de Energia americano.

A agência federal disse, em comunicado, que Kupfer, que também irá à Colômbia, analisará junto a funcionários de ambos os Governos as formas de aumentar a segurança energética global mediante o desenvolvimento de fontes seguras e acessíveis, e que ajudem a diminuir a poluição ambiental.

"Os Estados Unidos têm uma forte e crescente relação com o Brasil e a Colômbia, e espero trabalhar com os funcionários do Governo e líderes do setor privado para achar formas pelas quais possamos responder à crescente demanda global de recursos energéticos", afirmou Kupfer.

Segundo o subsecretário interino, isto pode ser conseguido sem deixar de lado os desafios para o crescimento econômico e a redução das emissões de gases estufas.

Na próxima segunda-feira, Kupfer visitará no Rio de Janeiro o centro Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), onde verá um programa de pesquisa e desenvolvimento de biocombustíveis.

No mesmo dia, se reunirá com o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, e com representantes americanos dos setores de gás e petróleo.

Entre terça-feira e quarta-feira, viajará para Brasília, onde se reunirá com o ministro de Minas e Energia Edison Lobão e com outros funcionários do Governo. Na quarta-feira, tem um encontro com líderes do setor de biocombustíveis.

Na quinta-feira, o representante americano inicia a etapa colombiana de sua viagem. EFE mp/gs

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.