Subsecretário de Estado dos EUA ressalta relação com Colômbia

Bogotá, 12 jan (EFE).- O subsecretário de Estado dos Estados Unidos, James Steinberg, reiterou hoje ao presidente colombiano, Álvaro Uribe, que a relação entre os dois países e estratégica.

EFE |

"Os EUA (...) são parceiros para construir uma segurança democrática e buscar o bem-estar de todos os colombianos", comentou Steinberg, recebido pelo governante em sua fazenda, na zona rural de Montería (noroeste).

Em entrevista à imprensa, o subsecretário esclareceu que as ligações entre os dois países vão além do eixo da política de segurança da Colômbia, que tem como ênfase a luta antidrogas e contra os grupos armados ilegais.

"A aliança dos Estados Unidos com a Colômbia é uma aliança que vai além, que cobre aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos", disse Steinberg.

O encontro com Uribe foi a primeira atividade na agenda do alto funcionário americano, que chegou ontem à noite para uma visita oficial de dois dias ao país.

A embaixada americana explicou que, durante sua estadia, Steinberg se reunirá com outros funcionários colombianos, membros da sociedade civil, grupos defensores dos direitos humanos e representantes do setor privado.

No último sábado, Uribe recebeu os deputados democratas Eliot Engel, Lynn Woolsey e Shelley Berkley, além de Pedro Pierluisi, comissário residente de Porto Rico.

O assunto central desta reunião foi o Tratado de Livre-Comércio (TLC), que ambos os Governos assinaram, há três anos, e que ainda deve ser ratificado pelo Congresso em Washington. EFE.

jgh/dp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG