Steinmeier é eleito líder opositor no Parlamento alemão

Berlim, 29 set (EFE).- O vice-chanceler e ministro de Assuntos Exteriores alemão, Frank-Walter Steinmeier, foi escolhido hoje chefe da bancada parlamentar social-democrata, em uma tumultuada reunião marcada por dúvidas sobre o futuro da legenda após o péssimo resultado nas eleições de domingo passado.

EFE |

Steinmeier foi eleito para o posto com 88% dos votos, após anunciar também que abriria mão de brigar pela Presidência do Partido Social-Democrata (SPD).

O presidente do SPD, Franz Muentefering, deu a entender ontem que não tentará a reeleição no próximo congresso, em novembro, o que gerou especulações sobre se Steinmeier assumiria a dupla liderança.

Steinmeier e Muentefering se identificam com a linha do ex-chanceler Gerhard Schroeder, cujas reformas e cortes sociais acabaram gerando uma perda de eleitorado, que culminou no resultado de domingo, 23%, o pior da história da legenda.

O resultado abriu um racha no partido mais antigo da Alemanha, com 140 anos de história, dividido entre os que exigem uma renovação completa na cúpula, para dar um passo rumo à regeneração interna, e os de tendência mais conservadora.

Desde 1998, o SPD perdeu metade de seus eleitores, e só nessas últimas eleições, dois milhões de pessoas que costumavam votar nos social-democratas não o fizeram. EFE gc/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG