Steinmeier é a favor de que os EUA retirem ogivas nucleares da Alemanha

Berlim, 10 abr (EFE).- O ministro alemão de Assuntos Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, se manifestou a favor da retirada das ogivas nucleares que os Estados Unidos têm armazenadas na Alemanha.

EFE |

"Essas armas são obsoletas desde a perspectiva militar", diz Steinmeier em entrevista que a revista alemã "Der Spiegel" publicará em sua próxima edição.

Segundo sua opinião, este assunto deveria fazer parte da agenda da conferência internacional de desarmamento que os EUA querem organizar, como anunciou o presidente, Barack Obama, em sua recente visita a Praga.

Em comunicado divulgado pelo Partido Social-Democrata Alemão (SPD), pelo qual Steinmeier concorre às eleições gerais de setembro como candidato à Chancelaria, o ministro ressalta que o que até agora era uma visão, "criar um mundo sem armas nucleares", se transformou em "política real".

Com seu pedido de retirar as ogivas nucleares de solo alemão, Steinmeier assume uma postura diferente à qual seguiu a chanceler, Angela Merkel, que, pouco antes da recente cúpula da Otan, ainda ressaltou no Bundestag (câmara baixa do Parlamento) que a Alemanha quer manter sua política da "participação nuclear", pois lhe garante influência dentro da Aliança Atlântica. EFE ih/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG