Steinmeier diz que relações com os EUA melhorarão com próximo presidente

Berlim, 31 ago (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores alemão, Frank Walter Steinmeier, considera que as relações da Europa e Alemanha com os Estados Unidos melhorarão com a chegada ao poder do próximo presidente, independentemente de se as eleições forem vencidas por ganha John McCain ou Barack Obama.

EFE |

Em entrevista que será publicada pelo jornal "Leipziger Zeitung", Steinmeier disse que tanto Obama quanto McCain estão melhor preparados para fomentar as relações transatlânticas do que George W. Bush no começo de seu mandato.

Sobre McCain, afirmou que sua experiência "não é necessariamente um lastro" e disse que, apesar de em seus discursos muitas vezes coloca posições bastante inflexíveis, é um político de reações previsíveis.

A respeito de Obama, Steinmeier declarou que em seus discursos se ocupou muito das relações entre Europa e Estados Unidos.

Steinmeier assinalou que acredita que há um consenso dos europeus com Obama em que com o diálogo transatlântico deve-se ir agregando questões como a proteção do meio ambiente e a política energética, além de complementar o tradicional tema da segurança. EFE rz/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG