Steinmeier diz que Alemanha e EUA devem agir como protagonistas no mundo

Berlim, 4 jul (EFE).- A Alemanha e os Estados Unidos devem assumir conjuntamente um papel exemplar e protagonista no mundo em diferentes áreas que vão da segurança à mudança climática, com a apresentação de soluções conjuntas aos problemas globais.

EFE |

A afirmação foi feita pelo ministro de Exteriores alemão, Frank-Walter Steinmeier, em artigo publicado hoje pelo jornal "Der Tagesspiegel", por ocasião da inauguração da nova Embaixada dos Estados Unidos na Alemanha.

O titular alemão de Exteriores ressalta que as relações bilaterais entre esses países devem ter uma nova dinâmica com a contribuição para soluções conjuntas para os problemas do planeta.

"Precisamos de algo como um relançamento das relações transatlânticas", escreve o chefe da diplomacia alemã, que cita em primeiro lugar como problemas a mudança climática e a segurança do fornecimento de energia.

"Nestes campos, a Europa e os Estados Unidos deveriam assumir um papel protagonista", assinala Steinmeier, que cita como outros campos de cooperação a segurança internacional, as relações com a Rússia, o desarmamento e as regras de segurança para o comércio mundial e o funcionamento dos mercados financeiros internacionais.

Após afirmar que as relações entre Washington e Berlim "são únicas", o ministro alemão assegura que não existem outras relações em nível internacional que "tenham uma base tão sólida".

Os dois países devem assumir o compromisso de "aproveitar a incomum proximidade de nossas relações para desenhar o mundo do futuro", escreve Steinmeier. EFE jcb/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG