Sri Lanka toma estrada estratégica de guerrilha

Nova Délhi, 9 jan (EFE).- O Exército do Sri Lanka conquistou hoje o Passo do Elefante, que une a península de Jaffna, no norte, com o resto do país, tomando seu controle total após 23 anos.

EFE |

"Nossas heróicas tropas alcançaram outro grande e histórica vitória. Nesta tarde, nossas tropas liberaram completamente o Passo do Elefante", disse o presidente do Sri Lanka, Mahinda Rajapaksa, em discurso à nação, recolhido em comunicado do Governo.

Rajapaksa acrescentou que a rota da A-9, estrada que atravessa o país do norte aos sul está "sob completo controle do Governo após 23 anos".

O Ministério da Defesa cingalês afirmou que as tropas governamentais invadiram o Passo do Elefante, onde venceram a guerrilha dos Tigres de Libertação da Pátria Tâmil (LTTE).

O Exército utilizou artilharia, infantaria e aviões de combate durante intensos enfrentamentos que causaram vítimas nas fileiras da guerrilha, diz uma nota do ministério, que não especifica o número de guerrilheiros mortos.

"A prolongada causa separatista dos LTTE está chegando a seu fim", reza o comunicado.

A web "Tamilnet", ligada à guerrilha, não confirmou até o momento a tomada do Passo do Elefante pelas tropas oficiais.

A conquista do estratégico Passo do Elefante e da estrada A-9 é um duro golpe para a guerrilha que perdeu o controle de suas principais vias de comunicação e mantimentos.

A guerrilha tenta há 25 anos se separar do Sri Lanka, em um estado independente no noroeste da ilha para a etnia tâmil, de religião hindu, enquanto os cingaleses são predominantemente budistas. EFE mb-ss/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG