Sri Lanka retoma cidade dominada há 9 anos por separatistas

Nova Délhi, 17 nov (EFE).- O Exército do Sri Lanka tomou hoje o controle da cidade de Mankulam, no norte da ilha, que era controlada desde há nove anos pela guerrilha tâmil, informou o Ministério cingalês de Defesa.

EFE |

"Tropas da força Task 3 conquistaram completamente a cidade de Mankulam e a área de Panikkamkulam (dez quilômetros ao norte da primeira), durante a tarde de hoje", afirmou em comunicado.

A tomada de Mankulam tem importância estratégica já que por esta cidade passa a estrada que une o centro do Sri Lanka com o extremo norte, em mãos da guerrilha dos Tigres de Libertação da Pátria Tâmil (LTTE).

"A captura desta área marca outra vitória significativa das tropas. Está claro que os terroristas dos LTTE estão sofrendo importantes derrotas de mãos das valentes tropas (federais)", acrescentou a nota.

No sábado passado, as tropas governamentais tomaram a última grande base portuária da guerrilha no litoral oeste, Punerynel, sob controle dos rebeldes tâmeis desde novembro de 1993.

Com a ajuda da artilharia e a aviação, o Exército do Sri Lanka conquistou nos últimos meses grande parte do território em mãos dos LTTE e opera já a poucos quilômetros de Kilinochchi, capital de fato dos rebeldes tâmeis.

Os LTTE lutou durante 25 anos contra o Governo cingalês com o objetivo de proclamar um estado independente para os tâmeis no norte e no leste desta ilha do Índico. EFE jrc/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG