Sri Lanka mostra supostas imagens de rebelde morto

A televisão do Sri Lanka mostrou imagens nesta terça-feira que seriam do corpo do líder dos Tigres de Libertação da Pátria Tâmil, Velupillai Prabhakaran. O Exército do Sri Lanka disse no dia anterior que o líder havia sido morto, mas não há confirmação independente.

BBC Brasil |

As imagens mostram o corpo com um uniforme camuflado. Um pedaço de pano cobre a parte de cima da cabeça do corpo, aparentemente escondendo um ferimento.


TV exibe suposta imagem de líder guerrilheiro morto / AP

Antes das redes de televisão privadas e estatais transmitirem as imagens, um site ligado aos Tigres Tâmeis havia desmentido a morte do líder rebelde .

O governo afirma que ele foi morto junto com outras centenas de rebeldes nos estágios finais de uma batalha que teria terminado na segunda-feira.

O comandante do Exército do Sri Lanka disse que testes de DNA confirmam que o corpo seria de Prabhakaran.

'Irmãos e irmãs'

O presidente do país, Mahinda Rajapakse, disse ao Parlamento nesta terça-feira que o Sri Lanka foi unificado pela primeira vez em quase trinta anos. Falando parcialmente em tâmil, a língua da minoria à qual pertencem os rebeldes, ele pediu o fim das divisões étnicas e religiosas e disse que o fim da guerra não deveria ser considerado uma derrota do povo tâmil.

"Vamos viver como irmãos e irmãs", disse ele, ressaltando que a vitória militar precisará ser seguida por uma solução política "aceitável para todas as comunidades".

Segundo o correspondente da BBC em Colombo, Charles Haviland, o governo divulgou poucos detalhes sobre a morte do líder rebelde.

Guerrilha Tâmil

Os rebeldes dos Tigres de Libertação da Pátria Tâmil começaram a lutar nos anos 70 por um Estado separado no norte e leste do Sri Lanka, o Eelam, que seria governado por pessoas de etnia tâmil.

Eles reclamavam que os tâmeis, hindus, sofriam discriminação do governo controlado pela maioria, de budistas cingaleses. Os rebeldes eram considerados um dos grupos guerrilheiros mais organizados e disciplinados do mundo.

Recentemente, o governo do Sri Lanka fez uma ofensiva que teria derrotado os rebeldes. Ainda há relatos de rebeldes que teriam conseguido escapar. Os Tigres Tâmeis recebem apoio financeiro e logístico de comunidades da etnia que vivem no exterior.

Leia mais sobre Sri Lanka

    Leia tudo sobre: sri lanka

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG