Sri Lanka descarta trégua contra guerrilha para evacuar civis

Nova Délhi, 29 abr (EFE).- O Governo do Sri Lanka descartou hoje declarar uma trégua em sua ofensiva contra o último reduto da guerrilha tâmil onde, segundo a ONU, ainda permanecem cerca de 50 mil civis, assim como suspender as restrições ao acesso das agências humanitárias.

EFE |

O Executivo cingalês manteve inalterável sua postura após a reunião do ministro de Assuntos Exteriores, Rohitha Bogollagama, realizou hoje com seus colegas da França, Bernard Kouchner, e do Reino Unido, David Miliband, que visitam Colombo.

Em declarações à agência Efe, o diretor do departamento de Informação da Presidência, Lucien Rajakarunanayake, insistiu em que "não é necessário" declarar uma pausa nos combates, como solicitou a comunidade internacional.

Segundo Rajakarunanayake, na semana passada, "200 mil civis saíram (da região) de forma segura, sem que houvesse cessar-fogo", da faixa litorânea de território ainda em poder da guerrilha dos Tigres de Libertação da Pátria Tâmil (LTTE), no distrito de Mullaitivu.

Rajakarunanayake destacou que, durante a pausa nos combates declarada pelo Governo do Sri Lanka justo antes de sua última ofensiva, por ocasião do Ano Novo no país, os LTTE não permitiram a saída dos civis.

Miliband e Kouchner estão no Sri Lanka para tentar convencer as autoridades cingalesas a fornecerem assistência aos civis presos na zona dos combates (entre 10 mil e 20 mil, segundo o porta-voz) e aos 200 mil deslocados pelo conflito.

Após a reunião com o chefe da diplomacia cingalesa, Miliband e Kouchner se deslocaram até o distrito de Vavuniya, onde estão localizados os campos de assistência à população que fugiu dos combates nos últimos dias.

Posteriormente, devem se reunir com o presidente cingalês, Mahinda Rajapaksa.

A guerrilha tâmil luta há 25 anos por um Estado independente nas regiões do norte e do leste do Sri Lanka nas quais sua etnia é majoritária. EFE mb-ja/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG