Sony revela joystick para PS3 no estilo do Wii e novo PSP

Fernando Mexía. Los Angeles (EUA.), 2 jun (EFE).

EFE |

- A Sony revelou hoje o futuro joystick com sensor de movimentos para o PlayStation3 (PS3) e deu uma prévia do console portátil PSP Go na abertura da feira do videogame E3, em Los Angeles.

Com esse passo, a Sony se uniu à Microsoft e à Nintendo na disputa para atrair os usuários potenciais de videogames, que, segundo o presidente da última companhia, Satoru Iwata, é um nicho de mercado de quase 150 milhões de pessoas nos Estados Unidos, no Japão e na Europa.

Os criadores da câmera Eye Toy, acessório do PS2, foram os encarregados de fazer a demonstração do potencial dos novos controles sensoriais da Sony, que chegarão ao mercado em 2010.

A tecnologia, bastante parecida em alguns aspectos com o joystick do Wii da Nintendo, permitirá ao usuário interagir no espaço virtual criado pelos programadores de software e deixará nas mãos do jogador a possibilidade de sentir que realmente está segurando uma raquete, uma espada ou um arco, por exemplo.

O sistema, ainda um protótipo, mostrou muitas semelhanças com a nova versão do joystick do Wii, o Wiimote Plus, apresentado também hoje pela Nintendo na feira E3, mas com o diferencial de funcionar com o complemento de uma câmera que integra o jogador no espaço.

Trata-se de duas tecnologias japonesas que medirão as forças no mercado com o Project Natal da Microsoft, apresentado ontem para o Xbox 360, que detectará o movimento do usuário sem a necessidade de joystick e que ainda não tem data para ser lançado.

Como era esperado, a Sony divulgou a nova versão do PlayStation Portable, o PSP Go, um aparelho 50% menor e 40% mais rápido que o primeiro PSP, com 16 Gb de espaço para armazenar conteúdos que podem ser baixados da internet e sem o sistema de armazenamento UMD do tradicional console portátil.

O PSP Go estará disponível no mercado em 1º de outubro nos Estados Unidos, a um preço de US$ 249, enquanto na Europa será vendido a 249 euros. Um mês depois, estará disponível no Japão.

Kaz Hirai, presidente da Sony Computer Entertainment, assegurou que o novo PSP não substituirá o anterior e que ambos terão acesso aos mesmos jogos.

O anúncio do PSP Go, antecipado na segunda-feira na internet, seguiu o lançamento, em abril, do Nintendo DSi, a versão melhorada do videogame portátil de sua concorrente japonesa e da qual foram vendidas mais de um milhão de unidades nos Estados Unidos.

A Sony aproveitou a E3 para revelar novos títulos para o PS3 e o PSP, e surpreendeu com uma prévia do "Final Fantasy XIV" que chegará às lojas em 2010, mesmo ano em que estará nas prateleiras "Final Fantasy XIII".

Outros títulos esperados são "God of War III" (março de 2010), "Gran Turismo 5", "Assassin's Creed 2", o "MAG" e uma nova aposta, "The Last Guardian".

A coleção de jogos para PSP será reforçada com "Gran Turismo", "Metal Gear Solid" ou "Hannah Montana Rock Out The Show", entre outros.

A Sony atendeu às expectativas geradas há fazia semanas na internet, enquanto a Nintendo decidiu não arriscar na E3 e se ateve aos já conhecidos produtos de sucesso.

A empresa se mostrou segura em sua posição líder no mercado, com mais de 50 milhões de consoles Wii vendidos no mundo todo desde que foi lançado, em 2006.

Além disso, mostrou quatro novas aventuras do encanador Mario, "Mario Galaxy 2" e "Super Mariobros.wii" (para Wii) e "Mario&Luigi" e "Mario vs. Donkey Kong" (para DS).

Outros jogos que serão lançados até o final do ano são "The Conduit", "Resident Evil, the Dark Side Chronicles" e "Dead Space Extraction".

A companhia anunciou o lançamento, em 2010, de "Metroid Other M", outro clássico que ressurge com força, e confirmou para DS "The Legend of Zelda: Spirit Tracks" e anunciou a volta de "Golden Sun DS", que estará no mercado no ano que vem.

Em termos de hardware, a empresa japonesa revelou um novo joystick que melhora a precisão e a mobilidade espacial do atual e chegará com o nome de Wiimote Plus, e antecipou um acessório com funções antiestresse que estará disponível em um futuro para Wii, o Wii Vitality Sensor. EFE fmx/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG