Sonia Sotomayor jura como primeira juíza hispânica na Suprema Corte dos EUA

A juíza Sonia Sotomayor prestou juramento neste sábado ante a Suprema Corte dos Estados Unidos, tornando-se oficialmente a primeira pessoa de origem hispânica a ocupar este prestigioso cargo vitalício.

AFP |

Na quarta-feira, a juíza da Corte de Apelações de Nova York indicada pelo presidente Barack Obama foi confirmada no cargo por 68 votos a favor e 31 contra em votação no Senado americano.

Reuters
Sonia Sotomayor durante o juramento

Na ocasião, Obama reagiu imediatamente afirmando que a designação de Sotomayor marcava "um dia maravilhoso para a América". A magistrada assumirá o cargo em setembro.

Sotomayor é a terceira mulher a integrar a máxima instância jurídica do país. Ela terá a companhia de Ruth Bader Ginsburg, de 76 anos. Sandra Day O'Connor renunciou em 2006. Aos 55 anos, ela também será a segunda mais jovem dos nove membros da Suprema Corte, depois do presidente da instituição, John Roberts, alguns meses mais novo.

Contudo, o mais importante é que Sotomayor é a primeira hispânica a ocupar um cargo tão influente nos Estados Unidos. Sua nomeação para substituir o moderado David Souter não deverá modificar profundamente o equilíbrio atual da máxima instância judiciária dos Estados Unidos, formada por quatro conservadores, quatro progressistas e um independente.

Leia mais sobre: Sonia Sotomayor

    Leia tudo sobre: euaobamasonia sotomayor

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG