Sonda Rosetta tocará o asteróide Steins em uma semana

A sonda Rosetta tocará o asteróide (2867) Steins a 800 km de distância, no próximo dia 5 de setembro, a caminho de seu destino final, o cometa 67/P Churyumov-Gerasimenko, ao qual chegará em 2014.

AFP |

"Estamos prontos, tudo está avançando bem", comemorou nesta quinta-feira Rita Schulz, cientista do projeto Rosetta da Agência Espacial Européia (Esa), entrevistada pela AFP.

Rosetta, lançada há quatro anos, passará o mais perto de Steins às 18h58 GMT, a uma velocidade relativa de 8,6 km/s, destacou a Esa. C

om esta passagem, ela fará sua primeira incursão no cinturão de asteróides, que se situa entre as órbitas de Marte e Júpiter.

A sonda passará perto de um outro asteróide em junho de 2010, (21) Lutetia, antes de encontrar em 2014 o cometa 67/P Churyumov-Gerasimenko, distante da Terra de 675 milhões de quilômetros. Ela se movimentará alinhada com ela, transmitindo imagens detalhadas, e ela enviará um robô do tamanho de um refrigerador à sua superfície para realizar uma análise química.

Os astrônomos acreditam que o conhecimento dos cometas, formados de estilhaços da época do nascimento do sistema solar, ajudará a compreender melhor a formação dos planetas e do início da vida na Terra.

Quando atingir seu alvo, Rosetta terá percorrido aproximadamente 6,5 bilhões de quilômetros, segundo a Esa.

Rosetta sobrevoou a Terra duas vezes, e Marte uma vez, para obter a aceleração necessária para seu périplo. Os cientistas prevêem que Rosetta vai sobrevoar pela terceira e última vez a Terra em novembro de 2009.

    Leia tudo sobre: espaço

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG