Sonda Phoenix confirma existência de água no planeta Marte

Cientistas da Nasa informaram nesta quinta-feira que a sonda Phoenix confirmou a existência de água em Marte depois de analisar amostras de solo da superfície do planeta.

AFP |

A descoberta foi feita depois que o braço robótico da sonda forneceu uma amostra a um instrumento de bordo que identificou moléculas de vapor de água.

"Temos água!", confirmou William Boynton, da Universidade do Arizona.

Fontes da Nasa informaram anteriormente que a missão da Phoenix havia sido prolongada até o fim de setembro por causa de seus progressos obtidos.

Michael Meyer, cientista chefe do Programa de Exploração de Marte da Nasa, informou aos jornalistas que um dos objetivos da sonda havia sido alcançado e que isso marcava o sucesso da missão.

"Com isso, gostaria de anunciar que vamos prolongar a missão até o fim do ano fiscal (que termina no dia 30 de setembro)".

A sonda iniciou as escavações e, no último dia 25, encontrou uma substância branca no pólo norte do planeta que acabou se revelando ser gelo.

"Estamos tentando entender a história do gelo, tentando descobrir se esse gelo derreteu e se, ao derreter, criou um ambiente aquático que modificou o solo", explicou Peter Smith, principal investigador da Universidade do Arizona.

Smith disse que as análises químicas mostraram que o solo era alcalino, o que surpreendeu os cientistas. "Isso é um mistério. Esse é um ambiente tipicamente ácido, talvez isso tenha a ver com uma cratera próxima", acrescentou.

Embora importantes nutrientes, incluindo sódio, potássio e magnésio, tenham sido descobertos, nenhum material orgânico foi encontrado até agora, concluiu Smith.

tq/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG