Sonda Messenger sobrevoa Mercúrio pela segunda vez

A sonda americana Messenger fez, nesta segunda-feira, um segundo sobrevôo a Mercúrio, dos três previstos, para terminar de fotografar a face oculta do menor planeta do Sistema Solar, informou uma porta-voz da missão.

AFP |

A Messenger sobrevoou Mercúrio a uma altitude de 201 km sobre seu equador, a uma velocidade de 23.818 km/h, pouco após as 8h40 GMT (5h40 de Brasília) desta segunda.

"Tudo aconteceu como previsto", e os sinais de rádio indicavam que a nave funcionava normalmente, disse à AFP Helen Worth, porta-voz do Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins, em Laurel (Maryland, este), responsável pela missão científica da sonda.

A sonda tirou centenas de imagens e recolheu dados científicos dessa área até então nunca observada do planeta. Em seu primeiro sobrevôo, a sonda havia enviado fotos de quase 20% dessa região.

Na terça, às 5h14 GMT (2h14 de Brasília), a Messenger orientará sua antena para a Terra para começar a transmitir as informações coletadas.

Essa segunda passagem deverá revelar mais surpresas sobre o processo físico que caracteriza a atmosfera desse pequeno astro, assim como mais dados sobre as partículas no interior e ao redor do campo magnético de Mercúrio, acrescentou.

Um importante objetivo dessa fase orbital da missão é determinar a composição da superfície de Mercúrio.

    Leia tudo sobre: mercúrio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG