Nasa amplia missão da Phoenix até final de setembro" / Nasa amplia missão da Phoenix até final de setembro" /

Sonda da Nasa confirma existência de água em Marte

HOUSTON - A sonda Phoenix da Nasa confirmou que existe água em Marte, informou a agência espacial norte-americana nesta quinta-feira. Temos água, disse o cientista William Boynton, da Universidade de Arizona, em comunicado da Nasa. http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/07/31/nasa_amplia_missao_da_phoenix_ate_final_de_setembro_1485889.htmlNasa amplia missão da Phoenix até final de setembro

Redação com agências internacionais |

Um comunicado da agência espacial americana diz que, na quarta-feira, o braço robótico da "Phoenix" depositou uma amostra em instrumentos que identificaram vapores de água.

"Temos água" em Marte, destacou William Boynton, cientista do analizador termal da "Phoenix" na Universidade do Arizona.

Lagos e rios

Há 15 dias, pesquisadores afirmaram, nos EUA, que minerais encontrados no solo de Marte mostram que o planeta já esteve coberto por lagos, rios e outros ambientes hídricos capazes de abrigar vida.

Em junho, a sonda Mars Phoenix Lander encontrou gelo na superfície marciana, mas o material está muito congelado e coberto de poeira vermelha. Em artigo na revista Nature, um grupo de cientistas mostra que esse gelo é um resquício de uma época mais quente e úmida.

'Isso é realmente animador, porque estamos encontrando dezenas de locais onde futuras missões podem pousar para tentar entender se Marte já foi habitável e, em caso positivo, procurar sinais de vida passada', disse John Mustard, participantes do estudo, da Universidade Brown, de Providence, Rhode Island.

'Os minerais presentes na antiga crosta de Marte mostram uma variedade de ambientes úmidos', acrescentou Mustard.

A equipe usou um equipamento chamado Crism ('espectrômetro compacto de reconhecimento por imagens para Marte', em inglês) e outros instrumentos da Mars Reconnaissance Orbiter para avaliar as cores refletidas na luz do sol. Isso ajuda a determinar que minerais há ali.

Os minerais argilosos teriam de ter sido formados a temperaturas relativamente baixas, disseram os pesquisadores.

'O que isso significa para a habitabilidade? É muito forte', disse Mustard. 'Não era um caldeirão tão quente, fervente. Era um ambiente benigno, rico em água durante um longo período.'

As conclusões se encaixam na análise da missão Phoenix Mars Lander, que, além de gelo, encontrou também solo alcalino, que poderia ter abrigado vida.

'A grande surpresa desses novos resultados é como a água de Marte foi impregnante e duradoura, e como os ambientes úmidos eram diversos', disse Scott Murchie, pesquisador-chefe do Crism no Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, em Laurel, Maryland.

(*Com informações das agências EFE, AFP e Reuters)