beira do abismo com acordos de paz, diz ONU - Mundo - iG" /

Somália voltou da beira do abismo com acordos de paz, diz ONU

Nações Unidas, 20 mar (EFE).- A Somália retornou da beira do abismo no qual se encontrava após quase duas décadas sem um Governo estável e se encaminha em direção à paz após os acordos obtidos em novembro em Djibuti, assegurou hoje o enviado especial da ONU ao país, Ahmedou Ould-Abdallah.

EFE |

Em reunião no Conselho de Segurança das Nações Unidas, o diplomata mauritano expressou que o acordo de paz assinado pelo Governo de transição somali e pela opositora Aliança para a Nova Libertação da Somália permitiu ao país "retornar da beira do abismo".

"Penso que o país superou uma encruzilhada com o acordo de Djibuti e nos encontramos em uma rua de mão única, para frente. O preço de retornar ao conflito é alto demais para a Somália, à região e à comunidade internacional", afirmou.

Ould-Abdallah pediu ainda que se respalde imediatamente o novo Executivo somali, se financie adequadamente a missão de paz da União Africana (Amisom) e se aumente de forma imparcial e transparente a ajuda humanitária aos mais de 3 milhões de somalis que precisam de assistência.

Por sua vez, o novo ministro de Exteriores somali, Mohammed Abdullahi Omar, afirmou ao Conselho de Segurança que o novo Governo adotou no último mês ações para assentar as bases da reconciliação e da estabilidade.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, deverá informar em 15 de abril aos membros do Conselho sobre a situação dos esforços para fortalecer a Amisom, visando a preparar a chegada de militares.

Também deverá comunicar sobre o progresso conseguido no processo de diálogo político e de melhora das condições de segurança. EFE jju/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG