imposta ao Oriente Médio agravará conflito, diz Israel - Mundo - iG" /

Solução imposta ao Oriente Médio agravará conflito, diz Israel

JERUSALÉM (Reuters) - Em um alerta velado ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o ministro de Relações Exteriores de Israel, Avigor Lieberman, disse nesta terça-feira que qualquer mudança para impor um acordo de paz entre Israel e os palestinos levará a um conflito ainda maior. Qualquer tentativa de forçar uma solução nas partes sem estabelecer a construção de uma confiança mútua somente agravará o conflito, disse Lieberman ao núcleo diplomático durante comemorações do Dia da Independência de Israel.

Reuters |

Apesar de não fazer nenhuma referência aos EUA, o comentário pareceu como uma resposta à especulação recente em Washington de que Obama pode considerar propor um acordo de paz na ausência de um plano negociado entre palestinos e Israel.

Lieberman, que lidera um partido de extrema direita pró-colonos na coalizão do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, disse que antes de negociar um acordo final para o conflito de 62 anos, é necessário que se estabeleça "uma nova realidade" na qual Israel tenha segurança, palestinos tenham grande crescimento e ambos os lados mais estabilidade.

O chanceler também disse aos embaixadores reunidos na residência presidencial em Jerusalém que Israel jamais abrirá mão do controle de toda Jerusalém, cidade no coração do conflito.

Muitos países apóiam um acordo negociado sobre a disputa por Jerusalém que satisfaça os planos palestinos de ter a parte Oriental da cidade, capturada por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967, como a capital de seu eventual Estado.

(Reportagem de Alastair Macdonald)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG