The Guardian sequestrados no Afeganistão - Mundo - iG" /

Soltos 3 repórteres do The Guardian sequestrados no Afeganistão

Londres, 16 dez (EFE).- O jornal britânico The Guardian informou, em nota, que três jornalistas seus sequestrados há seis dias no Afeganistão foram libertados hoje.

EFE |

O repórter iraquiano Ghaith Abdul-Ahad e dois colegas afegãos, que preferiram não ter os nomes citados por motivos de segurança, estão bem, embora exaustos, destacou a publicação.

Abdul-Ahad e os outros dois jornalistas foram sequestrados por um grupo armado quando planejavam uma série de entrevistas na região montanhosa de Kunar, na divisa com o noroeste do Paquistão e conhecido reduto de talibãs e outros criminosos.

Na quarta-feira da semana passada, o repórter iraquiano fez seu último contato com o "Guardian". Dois dias depois, o jornal teve a confirmação de que o trio de jornalistas havia sido feito refém, o que levou as autoridades de Cabul e Londres a intervir no caso.

O sequestro não foi divulgado para proteger os três jornalistas, mas a publicação manteve as famílias dos reféns constantemente informadas.

Abdul-Ahad e os dois colegas passaram os seis dias circulando pelas montanhas de Kunar. Eles passaram frio, enfrentaram neve e se alimentaram de sopa, chá e pão.

"Estamos aliviados pelos três reféns terem sido soltos. Foi um calvário para eles e algo difícil para todos os envolvidos, inclusive as famílias", afirmou o diretor do jornal, Alan Rusbridger.

"O sequestro é outra ilustração dos perigos que os jornalistas que tentam informar enfrentam em muitas partes complicadas do mundo", ressaltou Rusbridger.

O diretor agradeceu aos que participaram da libertação dos repórteres, mas não deu detalhes da operação.

"Embora não possamos dar seus nomes, queremos agradecer a alguns colegas afegãos especialmente corajosos que percorreram distâncias extraordinárias para assegurar a libertação" do trio, acrescentou.

EFE pa/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG