Soldados mexicanos encontram mais de 30 corpos em Veracruz

Uma das regiões mais movimentadas do México, zona metropolitana do porto do Estado se transformou em campo de batalha entre facções

AFP |

Militares mexicanos localizaram 32 corpos em três imóveis da cidade de Veracruz, no leste do México, informou nesta quinta-feira a secretaria da Marinha. "O governo federal lamenta informar sobre a localização de 32 corpos em três residências." O incidente aconteceu cerca de duas semanas depois de 35 corpos terem sido abandonados com marcas de tortura em uma rua movimentada na cidade portuária de Boca del Río.

Reuters
Militares realizam operação nas ruas de Boca del Río, em Veracruz, México

Os militares da Marinha, que seguiam informações da Inteligência naval, chegaram a uma casa em Boca del Río onde já estavam agentes da polícia estadual, que haviam encontrado 20 corpos. Posteriormente, os militares seguiram para outra casa, onde localizaram mais 11 corpos. O último cadáver foi encontrado em uma terceira residência, na mesma zona.

A zona metropolitana do porto de Veracruz, um dos mais movimentados do México, se transformou em um verdadeiro campo de batalha entre facções do crime organizado, incluindo o recém-chegado cartel Los Zetas, que é combatido pelo chamado grupo "Mata Zetas", supostamente ligado ao cartel do Golfo.

Mais de 41 mil pessoas morreram no México em disputas entre os cartéis de drogas ou operações federais desde dezembro de 2006, quando o governo do presidente Felipe Calderón iniciou uma ofensiva antidrogas com mais de 50 mil militares.

Os assassinatos prejudicaram o apoio ao partido conservador, de Calderón, que enfrenta uma dura batalha para se manter no poder nas eleições presidenciais que devem acontecer em julho de 2012. Mais cedo na quinta-feira, Calderón disse que não voltaria atrás na luta contra as gangues. "Parte do problema é que não combatemos (as gangues) antes como deveríamos ter feito", afirmou em discurso.

    Leia tudo sobre: méxicoviolênciacrime organizadoveracruz

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG