Soldados indianos lideram desfile do Dia da Bastilha na França

PARIS - Cerca de 400 soldados indianos lideraram o tradicional desfile de 14 de julho que nesta terça-feira percorreu o Champs-Elysées, em Paris, perante o chefe de Estado francês, Nicolas Sarkozy, e seu convidado de honra este ano, o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh.

EFE |

Reuters
Aviões pintam o céu de Paris com as cores da França
Aviões pintam o céu de Paris
com as cores da França

Oficiais, suboficiais e soldados do Exército, da Marinha e da Aeronáutica da Índia abriram a cerimônia mais tradicional da Festa Nacional da França, em um gesto com o qual o país quis ressaltar a "associação estratégica" que o une à Índia desde 1998.

Sarkozy e sua esposa, Carla Bruni, acompanharam a cerimônia na tribuna presidencial acompanhados do primeiro-ministro da Índia e de outras autoridades, como o primeiro-ministro cambojano, Hun Sen; o presidente alemão, Horst Köhler; e o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jaap de Hoop Scheffer.

É a primeira vez que um responsável da Aliança Atlântica assiste ao desfile da Festa Nacional da França desde 1967, ano em que o país deixou o comando militar da Otan, à qual se reintegrou este ano.

Após o desfile, Sarkozy teve um almoço de trabalho com Singh, antes da tradicional recepção de 14 de julho nos jardins do Palácio do Eliseu, onde este ano, e devido à crise econômica, o número de convidados foi reduzido a cerca de 5 mil pessoas, um terço a menos que no ano passado.

O programa oficial da Festa Nacional terminará esta noite com os tradicionais fogos de artifício perante a Torre Eiffel e com um show gratuito do cantor Johnny Hallyday.


Força aérea francesa fez show acrobático nesta terça-feira / Reuters

Leia mais sobre Dia da Bastilha 

    Leia tudo sobre: desfilefrançasarkozy

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG