atingidos por disparos da Otan - Mundo - iG" /

Soldados franceses foram atingidos por disparos da Otan

Alguns dos soldados franceses que caíram segunda-feira numa emboscada armada por talibãs no Afeganistão foram atingidos por ataques aéreos da Otan destinados a salvá-los da cilada, afirmou nesta quarta-feira o jornal francês Le Monde.

AFP |

Soldados franceses que foram feridos no ataque, entrevistados quarta-feira em Cabul pelo jornal, disseram que a quantidade de vítimas pode ser explicada pela reação tardia do comando e por sérios problemas de coordenação.

As fontes questionam a versão do exército francês segundo a qual quase todos os dez soldados mortos foram vítimas dos primeiros disparos inimigos. Segundo o "Le Monde", eles morreram durante enfrentamentos que duraram várias horas.

Em reação a estas acusações, o chefe de Estado-maior do exército francês, o general Elrick Iastorza, afirmou que "houve um momento para a compaixão e um momento para analisar o ocorrido".

Segundo estas testemunhas, os ataques aéreos da Otan erraram seu alvo e acertaram os soldados franceses, também atingidos por disparos de soldados afegãos, escreveu o jornal.

A unidade de reconhecimento encarregada de se aproximar a pé da montanha permaneceu sob fogo inimigo durante quase quatro horas sem reforços, disse um ferido, "Não tínhamos mais munições para nos defender", acrescentou.

Os corpos dos dez soldados franceses mortos serão repatriados nesta quarta-feira. Quinta-feira eles receberão honras nacionais.

O ataque do Afeganistão foi o pior já sofrido pelo exército francês desde que perdeu 58 pára-quedistas em um atentado em Beirute em 1983.

sj-jag/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG