Soldados de Israel atiram em palestinos com bandeira branca, segundo ONG

Jerusalém, 14 jan (EFE).- O Exército de Israel disparou contra uma mulher e três homens que estavam com uma bandeira branca quando estes saíam de casa após um ataque israelense na Faixa de Gaza, segundo a denúncia de um grupo pró-direitos humanos divulgada hoje pela imprensa.

EFE |

A ONG israelense B'Tselem afirmou, em comunicado, que uma testemunha, residente da aldeia de Khuza, disse por telefone que pelo menos uma mulher foi atingida, mas que não sabe o que aconteceu com ela, porque ele teve que fugir da área.

O incidente aconteceu depois de, na noite de terça-feira, forças israelenses prepararem o terreno e demolirem casas nessa aldeia, próxima à fronteira com Israel.

De acordo com o relato da testemunha, já de manhã, Rawhiya al-Najar, uma mulher palestina de 50 anos, saiu de casa com uma bandeira branca na mão para que o resto da família pudesse segui-la e deixar a casa.

A testemunha acrescentou que após ser atingida, a mulher permanecia imóvel no chão sem que o resto da família ou os serviços de emergência pudessem se aproximar para prestar socorro.

Segundo a fonte, os militares israelenses abriram fogo quando o grupo tinha caminhado 20 metros, e identificou os três homens como Muhammad Salman a-Najar, de 54 anos, Ahmad Juma a-Nahjar, de 25, e Khalil Hamedan a-Najar, de 80, aparentemente da mesma família.

Após o ataque, muitos outros moradores se refugiaram em um edifício próximo, no qual pelo menos 46 pessoas esperavam ontem ser evacuadas.

Um porta-voz militar israelense disse à Agência Efe que, depois que o Exército de Israel realizou uma investigação preliminar, tinha opinado que as informações "eram infundadas".

"O Exército israelense tenta, em grande medida, evitar machucar civis e reitera que o Hamas escolhe lançar seus ataques contra cidades israelenses a partir de áreas civis", disse o porta-voz militar. EFE db-amg/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG