Soldados de Camboja e Tailândia trocam tiros em fronteira

Phnom Penh, 15 out (EFE).- Soldados do Camboja e da Tailândia trocaram tiros hoje na região fronteiriça que os dois países disputam nas proximidades das ruínas do milenar templo de Preah Vihear, informaram fontes militares cambojanas.

EFE |

Segundo um comandante citado por uma emissora local, o Exército cambojano assegurou que a Tailândia desdobrou cerca de 50 tropas na floresta, a dois quilômetros do templo religioso.

As autoridades tailandesas ordenaram previamente que a população civil se afaste da fronteira e se prepare para ser deslocada caso ocorra um conflito com a nação vizinha, por causa da soberania de Preah Vihear, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

O alerta aconteceu um dia depois de o primeiro-ministro cambojano, Hun Sen, ter dado um ultimato às tropas tailandesas para que se retirassem dos terrenos que cercam o templo, motivo de confronto entre os dois países durante os últimos 40 anos.

Diante da crescente tensão, o Governo tailandês solicitou a mediação da Associação de Nações do Sudeste Asiático, à qual também pertence o Camboja.

A Tailândia afirma que os dois contingentes militares deveriam deixar a região ao mesmo tempo, mediante um plano de ação coordenado dirigido por um comitê bilateral.

Em julho, Camboja e Tailândia desdobraram centenas de soldados dos dois lados da fronteira mais próximos ao templo, e a situação estremeceu as relações diplomáticas entre os dois Governos.

Há duas semanas, as hostilidades foram retomadas, quando dois soldados cambojanos pisaram em uma mina e um militar tailandês ficou ferido num posterior tiroteio.

As duas nações disputam há décadas a soberania do templo do antigo império khmer, que data do século XI.

Em 1962, a Corte Internacional de Justiça de Haia determinou que o terreno onde fica o templo religioso do antigo reino khmer corresponde ao Camboja, mas a Tailândia resiste a aceitar essa sentença. EFE jcp/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG