Soldados da Otan morrem em explosão de bomba no Afeganistão

Explosão ocorreu na região leste; esse ano, mais de 500 membros da aliança atlântica morreram no país

iG São Paulo |

Três soldados da missão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Afeganistão foram mortos neste sábado, segundo informaram autoridades da coalizão americana. Os militares, cujas nacionalidades não foram reveladas, morreram quando uma bomba explodiu na região leste do país.

Leia também: Entenda por que o Afeganistão é estratégico

Recentemente, a coalizão mudou seu foco do sul do Afeganistão para o leste, onde militantes lutam contra insurgentes que cruzam a porosa e problemática fronteira com o Paquistão.

A localização exata de onde estava a bomba não foi divulgada pelos oficiais da Otan. Até o momento nesse ano, 519 membros da aliança atlântica morreram no Afeganistão, incluindo 389 americanos.

A explosão da bomba ao leste do país, onde fica a fronteira com o Paquistão, ocorre em meio à crise desse país com os Estados Unidos, por conta de um bombardeio da Otan contra uma base militar paquistanesa, que deixou 24 mortos .

O Paquistão rejeitou o pedido de desculpas de autoridades da Otan e disse que as relações entre os dois países iriam sair da normalidade .

Nos últimos meses, as relações entre EUA e Paquistão já andavam abaladas por causa dos bombardeios norte-americanos na região da fronteira, das suspeitas citadas por Washington de que autoridades do Paquistão prestam apoio a militantes islâmicos , e da ação militar clandestina dos EUA , em maio, que resultou na morte de Osama bin Laden em território paquistanês.

Com AP e BBC

    Leia tudo sobre: afeganistãopaquistãobombaotantalebaninsurgentes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG