Soldados britânicos são acusados de abuso de menores no Afeganistão

Segundo tabloide, militares do Reino Unido teriam filmado crianças de cerca de dez anos tocando suas partes íntimas

iG São Paulo |

Dois soldados britânicos estão sendo investigados após serem acusados de abusar sexualmente de crianças no Afeganistão, informaram autoridades britânicas nesta quarta-feira. De acordo com o tabloide The Sun, os militares filmaram as crianças e mostraram as imagens a outros soldados, que os denunciaram.

Segundo o jornal, os vídeos mostram os soldados pedindo que as crianças de cerca de dez anos tocassem suas partes íntimas. Oficialmente, o Ministério da Defesa do Reino Unido não confirmou a natureza das acusações e não informou se os soldados foram afastados. Há rumores de que eles tenham sido detidos.

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, disse estar “profundamente perturbado” pelas denúncias. "O governo do Afeganistão está imensamente revoltado com o aumento dos recentes incidentes de natureza imoral entre os soldados estrangeiros que claramente minam a confiança do público e da cooperação do povo afegão com tropas estrangeiras", afirmou o gabinete de Karzai.

Leia também: EUA identificam soldados que teriam urinado em corpos afegãos

O caso vem à tona uma semana depois de ser divulgado um vídeo no qual soldados americanos aparecem urinando sobre corpos de supostos integrantes do Taleban.

O secretário da Defesa dos EUA, Leon Panetta, caracterizou o vídeo de "completamente deplorável" e afirmou que aqueles que participaram do incidente seriam responsabilizados "totalmente". Panetta afirmou ter ordenado que o comandante das forças dos EUA e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no Afeganistão investigue o incidente.

Com AP e Reuters

    Leia tudo sobre: afeganistãoreino unidoeuaguerrakarzaiabuso sexual

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG