Soldados americanos no Iraque voltarão em breve para casa, diz Bush

O presidente George W. Bush declarou nesta terça-feira que está próximo o dia da volta dos soldados americanos do Iraque, em um discurso com ares de testamento, a menos de dois meses de sua saída da Casa Branca.

AFP |

"A guerra no Iraque ainda não acabou. Mas o dia em que nossos soldados poderão retornar para casa está próximo. E quando eles voltarão, voltarão como vencedores", afirmou Bush em Fort Cambell (Kentucky, centro-oeste dos EUA) em discurso para soldados da famosa 101ª divisão aerotransportada, muitos dos quais já serviram no Iraque ou no Afeganistão.

Bush fez o pronunciamento na véspera de uma votação no Parlamento iraquiano considerada crucial para a manutenção da presença militar americana no país. O acordo sobre o qual o Parlamento iraquiano deve se pronunciar prevê uma retirada total das tropas dos Estados Unidos antes do final de 2011. O presidente americano sempre rejeitou o estabelecimento de qualquer cronograma de retirada das tropas do Iraque.

No entanto, Bush disse que este acordo e outro, mais amplo, de cooperação entre os dois países, "marcam etapas importantes".

O debate que estes acordos suscitam atualmente no país árabe "é um bom sinal; mostra que o Iraque se tornou uma democracia forte e vigorosa", afirmou Bush, para quem "isso é a demonstração do sucesso dos homens e das mulheres que vestem nosso uniforme".

lal/yw/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG