Soldado israelense que foi filmado disparando contra um palestino é preso

Um porta-voz militar anunciou nesta segunda-feira a prisão de um soldado israelense que foi filmado quando disparava à curta distância uma bala de borracha contra um palestino preso pelo exército.

AFP |

"O soldado foi detido para ser interrogado. Ao final da investigação, serão tomadas as devidas medidas", afirmou o porta-voz, sem mencionar que punições serão aplicadas.

No vídeo, gravado por um habitante local e divulgado pela organização não-governamental israelense B'Tselem, se vê um soldado disparando na perna de um manifestante palestino, que está vendado e tem as mãos amarradas, enquanto que um tenente-coronel israelense o agarra pelo braço.

O manifestante, Ashraf Abu Rahma, de 27 anos, ficou levemente ferido na perna.

Assista ao vídeo

Depois da denúncia da B'Tselem e da difusão das imagens nas tvs palestina e israelense, o exército anunciou a abertura de uma investigação.

O incidente aconteceu em 7 de julho passado, na localidade de Nilín, norte da Cisjordânia, onde o exército impôs um toque de recolher depois de manifstações com lançamento de pedras contra a construção do muro de segurança israelense, informou a ONG.

No dia anterior, 12 palestinos ficaram feridos por balas de borracha, segundo ainda alguns serviços de emergência palestinos.

Leia mais sobre: Israel - Palestina

    Leia tudo sobre: israel

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG