em breve para apresentar proposta da UE - Mundo - iG" /

Solana visitará Irã em breve para apresentar proposta da UE

Teerã, 20 mai (EFE).- O Irã anunciou hoje que o chefe da diplomacia da União Européia (UE), Javier Solana, visitará Teerã em breve para apresentar as propostas do grupo dos 5+1 (EUA, Reino Unido, França, Rússia, China e Alemanha) para tentar resolver a crise gerada pelo programa nuclear iraniano.

EFE |

O ministro de Assuntos Exteriores iraniano, Manouchehr Mottaki, citado pela agência "Irna", não informou a data exata da visita de Solana, e se limitou a explicar que o funcionário europeu "pediu para viajar ao Irã para apresentar as propostas, e seu pedido foi aceito".

Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU - (EUA, Reino Unido, França, Rússia e China) mais a Alemanha - aprovaram no dia 2 de maio um renovado pacote de propostas com incentivos para que o Irã suspenda o enriquecimento de urânio.

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, assinalou recentemente que seu país estudará essa oferta, mas deixou claro que não aceitará nenhum plano que peça ao Irã para suspender o enriquecimento de urânio, uma matéria de duplo uso, militar e civil.

Os EUA e outros países ocidentais acusam Teerã de desenvolver um programa atômico militar, o que é rejeitado pelos iranianos, que insistem em que seu programa é pacífico, e que o enriquecimento do material é "um direito legítimo" de seu povo. EFE rh/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG