Solana viaja ao Oriente Médio para reforçar missão de paz da UE

O alto representante da União Européia para política externa, Javier Solana, viajará ao Cairo e a Tel Aviv para reforçar a missão européia de paz, anunciou nesta terça-feira, em Praga, o chefe da diplomacia tcheca, Karel Scwarzenberg.

AFP |

"Javier Solana está a caminho do Cairo e de Tel Aviv para prosseguir com o trabalho que iniciamos", declarou Scwarzenberg à imprensa, após voltar do Oriente Médio, onde liderou a missão européia.

Sobre o resultado destas negociações, "pressentimos um amanhecer, mas ainda não vemos a luz. É preciso persistir com as negociações e seguimos em contato".

A comissária européia das Relações Exteriores, Benita Ferrero Waldner, destacou que a missão, apesar de não obter uma trégua, permitiu sensibilizar os israelenses sobre as questões humanitárias.

"Durante nossas entrevistas de segunda-feira, reconheceram que a situação humanitária é difícil e que será necessário trabalhar com a União Européia e com outras organizações internacionais para limitar o impacto sobre os civis".

frj/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG