Solana viaja a Israel para tentar avançar no processo de paz

Jerusalém, 11 set (EFE).- O alto representante para Política Externa e Segurança Comum da União Européia (UE), Javier Solana, chega esta noite a Tel Aviv para iniciar uma visita ao Oriente Médio, que tem como objetivo impulsionar o processo de paz.

EFE |

Na sexta-feira, Solana realizará o primeiro ato oficial da viagem, com um encontro, em Tel Aviv, com membros do Knesset (Parlamento israelense) vinculados a movimentos pacifistas, disseram à Agência Efe fontes européias.

À tarde, se reunirá em Jerusalém com a ministra de Exteriores israelense, Tzipi Livni, que ,a próxima semana concorre como favorita às primárias do partido Kadima para substituir o atual primeiro-ministro, Ehud Olmert.

O alto representante da UE irá no mesmo dia à cidade cisjordaniana de Ramala, onde se reunirá com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas; seu primeiro-ministro, Salam Fayyad; o chefe da equipe de negociação palestina, Saeb Erekat, e com o assessor presidencial Yasser Abed Rabbo.

No sábado, Solana viajará ao Egito, onde será recebido pelo presidente egípcio, Hosni Mubarak; pelo ministro de Exteriores, Aboul Gheit; e pelo secretário-geral da Liga Árabe, Amre Moussa.

No dia seguinte, o chefe da diplomacia européia irá à Jordânia, onde terá uma audiência com o rei Abdullah II e se reunirá também com o primeiro-ministro jordaniano, Nader Dahabi, e o titular de Exteriores, Salahddin Al-Bashir.

Antes de começar a viagem pelo Oriente Médio, Solana destacou hoje que "é importante proveitar o que provavelmente serão os últimos dias que restam do calendário se quisermos conseguir algo dos acordos alcançados em Annapolis". EFE aca/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG