Solana ressalta necessidade de cessar-fogo em Gaza

Ancara, 8 jan (EFE).- O chefe da diplomacia européia, Javier Solana, ressaltou hoje em Ancara a necessidade de um cessar-fogo em Gaza, em razão da difícil situação humanitária da população civil.

EFE |

"É muito importante conseguir um cessar-fogo e aliviar a dramática situação humanitária", disse Solana após se reunir membros do Governo turco.

Solana explicou que tinha tratado com o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, e com o presidente, Abdulah Gul, fórmulas para aplicar um cessar-fogo e ajudar a melhorar a situação da população palestina.

Perguntado sobre os contatos de Ancara com o Hamas para sondar sua postura, Solana respondeu que agradecia a todos os esforços da Turquia para encontrar uma saída à situação.

Sobre o plano de França e Egito para o das hostilidades, afirmou que se trata de um "raio de esperança em uma situação muito difícil".

O chefe da diplomacia européia explicou que todos os esforços têm como objetivo "parar a crise", o que a União Européia (UE) pretende ter um papel ativo. EFE dt/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG