Solana promete esforços necessários para paz no O.Médio

Damasco, 25 fev (EFE).- O alto representante para Política Externa e Segurança Comum da União Europeia (UE), Javier Solana, disse hoje, em Damasco, que o bloco fará todos os esforços necessários para reacender o processo de paz entre israelenses e palestinos.

EFE |

Em entrevista coletiva conjunta com o ministro de Exteriores sírio, Walid al-Moualem, Solana, que está em viagem pelo Oriente Médio, considerou que existe o desejo nos países da região de impulsionar este processo.

Solana também se referiu às conversas entre as duas principais facções palestinas, o Hamas e o Fatah, cuja reconciliação reconhece set importante para conseguir a estabilidade da região.

Além disso, Solana e o presidente sírio, Bashar al-Assad, que mantiveram hoje uma reunião, concordaram em ressaltar, segundo um comunicado oficial, "a importância de avançar e fortalecer as relações (entre Síria e UE) para satisfazer os interesses de ambas as partes e contribuir para a paz no Oriente Médio".

A reunião esteve concentrada em assuntos atuais como a reconstrução da Faixa de Gaza, tema protagonista da conferência internacional que será realizada no dia 2, no Egito, ou a abertura das passagens fronteiriças do território palestino.

O ministro de Exteriores sírio mostrou sua esperança de que "o Hamas se integre em um futuro próximo na Organização para a Libertação da Palestina (OLP)", porque, segundo ele, a união dos palestinos é necessária para "salvaguardar sua causa". EFE gb-mv/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG