Solana: Irã ainda não respondeu à oferta dos Seis sobre questão nuclear

As seis potências que tentam resolver a crise nuclear iraniana continuam aguardando que Teerã responda a sua oferta, declarou neste sábado em Genebra o chefe da diplomacia da UE, Javier Solana, ao término de uma reunião com o negociador do Irã, Said Khalili.

AFP |

"Fizemos uma oferta. Não obtivemos uma resposta clara de sim ou não", afirmou à imprensa Solana, após este encontro que pela primeira vez contou com a presença de um alto funcionário do governo norte-americano.

Os Seis (Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha) propuseram em junho de 2006 ao Irã uma ampla oferta de cooperação política e econômica em troca do fim de suas atividades de enriquecimento de urânio.

Solana apresentou em junho uma nova versão dessa proposta, sugerindo o estabelecimento de uma fase de pré-negociações que poderá ser iniciada se os iranianos aceitarem em um primeiro momento manter o enriquecimento em seu nível atual, um compromisso que os Seis compensariam não ampliando as sanções existentes contra o regime islâmico.

cat-bar/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG