Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Solana falará sobre Ossétia do Sul com chanceleres de Geórgia e Rússia

Bruxelas, 8 ago (EFE).- O alto representante de Política Externa e Segurança Comum da União Européia (UE), Javier Solana, terá conversas telefônicas com os chanceleres da Geórgia, Eka Tkelashvili, e da Rússia, Serguei Lavrov, para analisar a situação na região separatista georgiana da Ossétia do Sul.

EFE |

Solana falou ontem com o presidente georgiano, Mikhail Saakashvili, e nas últimas horas com o chefe de Estado da Lituânia, Valdas Adamkus, e com o ministro de Assuntos Exteriores francês, Bernard Kouchner.

O chefe da diplomacia comunitária segue muito atentamente os fatos na Ossétia do Sul, indicaram fontes européias, e nesse contexto prevê falar "em breve" com os chanceleres de Geórgia e Rússia.

As fontes assinalaram que "continua uma atividade diplomática muito intensa" na UE em relação aos eventos na Ossétia do Sul.

A Geórgia denunciou uma "agressão" por parte da Rússia, com ataques aéreos, depois que Tbilisi lançasse uma ofensiva militar contra as forças separatistas ossetas.

A região separatista da Ossétia do Sul se cindiu da Geórgia no início dos anos 90, após um conflito armado que deixou mais de dois mil mortos, e proclamou sua independência, não reconhecida internacionalmente.

Os separatistas, que até hoje controlavam 65% do território da Ossétia do Sul, manifestaram seu desejo de se unir à Ossétia do Norte, república russa com a qual compartilha raízes étnicas e culturais, e solicitaram oficialmente a Moscou sua admissão na Federação Russa. EFE epn/rr

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG