Solana espera sinal positivo da UE em relação à Sérvia nos próximos dias

Avignon (França), 6 set (EFE).- O alto representante para Política Externa e Segurança Comum da União Européia (UE), Javier Solana, disse hoje que confia em que haverá na próxima semana um sinal muito positivo à Sérvia, que busca entrar no bloco, após mostrar sua plena colaboração com a Justiça internacional.

EFE |

Em declarações aos jornalistas antes de começar o segundo e último dia do conselho informal de ministros de Assuntos Exteriores em Avignon, Solana lembrou a visita do promotor do Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII), Serge Brammertz, a Belgrado para observar os progressos, nos próximos dias 10 e 11.

O comissário de Ampliação da UE, Olli Rehn, também considerou que "há uma base forte para esperar sinais positivos para a Sérvia na próxima semana".

A Comissão Européia (órgão executivo da UE) recomendou começar a implementar o acordo de associação e estabilização com a Sérvia, um passo para a entrada do país na União Européia bloqueado, por enquanto, pela Holanda, que exige a captura do foragido acusado de genocídio Ratko Mladic.

"Vamos ver se pode haver avanços em 15 de setembro (data do próximo conselho formal de Assuntos Exteriores), os Estados estão discutindo", disse Rehn.

Segundo ele, "a Sérvia está agora firmemente situada em uma via européia, e agora devemos garantir isso". EFE met/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG