novo capítulo com Irã - Mundo - iG" /

Solana espera que mensagem de Obama abra novo capítulo com Irã

Bruxelas, 20 mar (EFE).- O alto representante para Política Externa e Segurança Comum da União Europeia (UE), Javier Solana, confiou hoje em que a mensagem do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Irã permita abrir um novo capítulo nas relações com Teerã.

EFE |

Solana, em declarações ao chegar à cúpula de chefes de Estado e Governo da União Europeia, considerou que a mensagem de Obama é "muito construtiva" e manifestou sua esperança de que os responsáveis iranianos "atuem com inteligência".

Obama enviou na quinta-feira uma mensagem de conciliação ao Irã, na qual disse que os EUA querem pôr fim a 30 anos de confronto com esse país, se o regime islâmico de Teerã renunciar às ameaças.

Solana disse confiar em que os responsáveis iranianos "prestem atenção" à mensagem, que representa "uma oferta muito boa" por parte do presidente americano.

O alto representante da UE disse que uma nova era nas relações com Teerã deve incluir o programa nuclear iraniano, assim como assuntos regionais, em uma aparente referência ao Afeganistão ou ao processo de paz no Oriente Médio.

Solana indicou sua opinião de que os líderes iranianos deveriam começar a pensar em retomar contatos diretos com o Governo dos Estados Unidos. EFE rcf/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG