Solana espera novidades sobre disputa nuclear com Irã

Bruxelas, 23 abr (EFE).- O alto representante para Política Externa e Segurança Comum da União Europeia (UE), Javier Solana, espera em breve novidades em torno da disputa que a comunidade internacional mantém com o Irã a propósito do programa nuclear iraniano.

EFE |

Em declarações feitas ao chegar à conferência de doadores para a Somália, que acontece hoje, em Bruxelas, Solana confirmou que manteve na quarta-feira à noite uma conversa telefônica com o principal negociador nuclear iraniano, Said Jalili.

A conversa aconteceu, segundo a imprensa iraniana, depois que as autoridades do Irã emitiram uma reação positiva à oferta de retomar as conversas com as principais potências sobre o programa nuclear de Teerã.

Sobre a questão, Solana se limitou a confirmar a conversa com Jalili e a expressar sua confiança de que possam vir novidades "em breve".

Solana recebeu a incumbência do chamado grupo de negociação - os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (EUA, Rússia, China, França e Reino Unido) e a Alemanha - de transmitir a Teerã o convite para um próximo encontro, a fim de buscar uma solução diplomática a essa longa disputa.

As potências ocidentais suspeitam que, por trás de seu programa nuclear, o Irã esconde o propósito de fabricar bombas atômicas, por isso exigem que Teerã renuncie ao enriquecimento de urânio.

A perspectiva de uma volta às conversas foi favorecida pelo novo enfoque sobre a questão iraniana defendida pelo presidente americano, Barack Obama, que não faz da renúncia prévia ao enriquecimento uma condição para continuar as negociações com o Irã.

EFE jms-vd/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG