Solana é otimista com cautela sobre diálogo Israel-Síria

O chefe da diplomacia da União Européia (UE), Javier Solana, observa com uma certa esperança e um forte grau de prudência as negociações entre Israel e Síria, sob mediação da Turquia, destacou seu porta-voz, nesta quinta-feira.

AFP |

"Deve-se vê-las com uma certa esperança, estimulá-las e saudar o papel turco", disse à AFP a porta-voz Cristina Gallach.

"É preciso esperar que possam avançar", acrescentou, ressaltando que, de qualquer modo, Solana mantém "um forte grau de prudência".

Essas negociações "são interessantes, porque sempre dissemos que a paz na região não será obtida se não for global", com negociações entre Israel e os palestinos, de um lado; e entre libaneses e sírios, de outro, completou a assessora.

O ministro turco das Relações Exteriores, Ali Babacan, anunciou hoje que essas negociações "satisfazem" ambas os envolvidos e continuarão periodicamente.

Também nessa quinta, Solana conversou por telefone com as partes do acordo obtido ontem, em Doha, para resolver a crise do Líbano.

O chefe da diplomacia européia falou com o primeiro-ministro libanês, "Fuad Siniora, com o secretário-geral da Liga Árabe, Amr Mussa, as autoridades do Qatar e os responsáveis sírios", contou Gallach.

Solana "os felicitou" por seus esforços, reiterando o "pleno apoio" da UE à estabilização do Líbano.

cat/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG