cuidadosamente envio de soldados à RDC - Mundo - iG" /

Solana diz que UE estudará cuidadosamente envio de soldados à RDC

Bruxelas, 8 dez (EFE).- O chefe da diplomacia da União Européia (UE), Javier Solana, disse hoje que os ministros de Exteriores comunitários estudarão cuidadosamente a possibilidade de enviar à República Democrática do Congo (RDC) uma força ponte enquanto chegam reforços à missão das Nações Unidas desdobrada na região (Monuc).

EFE |

O pedido foi formulado à UE pelo secretário-geral da ONU, Ban-Ki-moon, com quem Solana disse que entrará em contato ainda hoje.

Solana afirmou que os ministros "estudarão cuidadosamente" o pedido, mas não pôde antecipar qual será o resultado da conversa.

Mesmo assim, o responsável pela política externa e de Defesa da UE afirmou que "a situação na região está melhorando" graças às gestões internacionais.

O ministro de Exteriores de Luxemburgo, Jean Asselborn, foi mais claro ao ressaltar que "é preciso escutar o pedido de Ban Ki-moon".

O ministro de Exteriores belga, Karel de Gucht, indicou ontem que conversou com o chefe da diplomacia espanhola, Miguel Ángel Moratinos, no qual este teria manifestado o "interesse" da Espanha em enviar tropas européias ao leste da RDC.

Gucht afirmou ainda que, apesar de tudo, o envio de tropas européias à RDC é "absolutamente necessário".

Já o titular finlandês, Alexander Stubb, afirmou que "hoje dará um forte apoio à missão da ONU no país africano". EFE met/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG