Solana diz que trégua implicaria em retorno da ANP à Faixa de Gaza

Jerusalém, 7 jan (EFE).- O cessar-fogo proposto pelo Egito para a Faixa de Gaza representaria com quase toda a certeza o retorno das forças da Autoridade Nacional Palestina (ANP) a esse território palestino, disse hoje à Agência Efe o alto representante para Política Externa e Segurança Comum da União Européia (UE), Javier Solana.

EFE |

"É imaginável que seriam forças da ANP com o apoio dos observadores europeus que impediriam o tráfico de armas" nesse território palestino, disse Solana à Efe, em alusão à iniciativa de trégua que o Egito se dispõe a apresentar a Israel e ao Hamas.

"Confio em que comecem em breve as reuniões para iniciar o processo", disse Solana, que está em Israel para apoiar os esforços a fim de resolver a crise de maneira diplomática.

O chefe da diplomacia européia disse que a proposta se baseia no restabelecimento do acordo de 2005, pelo qual as forças de segurança da ANP se encarregavam também do controle das passagens fronteiriças de Gaza, com o apoio de observadores europeus.

A vigência desse acordo veio abaixo há mais de 1 ano e meio, com a expulsão da Faixa de Gaza das forças da ANP por parte das milícias do Hamas, que desde então controla o território. EFE amg/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG