bobagem o Irã tentar demonstrar força com mísseis - Mundo - iG" /

Solana diz que é bobagem o Irã tentar demonstrar força com mísseis

Gotemburgo (Suécia), 28 set (EFE).- O chefe da diplomacia europeia, Javier Solana, disse nesta segunda-feira que se o Irã está tentando demonstrar sua força, a pouco dias da reunião sobre seu polêmico programa nuclear com o Ocidente, através de ações como o lançamento de mísseis, está fazendo uma bobagem.

EFE |

"Se estão pensam assim, é uma bobagem", disse Solana, sobre a possibilidade de Teerã querer "desafiar" ou "mostrar sua força" ao grupo formado pelos países-membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, mais a Alemanha, a poucos dias da reunião sobre o tema, que será realizada no dia 1º de outubro, em Genebra.

Solana, que liderará a delegação de potências ocidentais, afirmou que "são medidas que não levam a nada".

Disse ainda que a União Europeia (UE) vê com "preocupação" o lançamento de mísseis e assegurou que "o que necessitamos diante das próximas reuniões é tranquilidade e nenhuma outra fonte de tensão potencial ou real".

A UE e o grupo buscam uma reunião "o mais construtiva possível", na qual se possa "discutir os problemas profundos e graves sobre o programa nuclear" iraniano, tanto em sua vertente atômica, quanto no lançamento de mísseis, acrescentou Solana.

O Irã reafirmou hoje a sensação de desafio à comunidade internacional, com o lançamento de dois mísseis de médio alcance e projetados para transportar ogivas nuclear, que, segundo o regime iraniano, podem chegar até território israelense. EFE met/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG