todos os meios da ONU para ajuda a Mianmar - Mundo - iG" /

Solana defende usar todos os meios da ONU para ajuda a Mianmar

Bruxelas, 13 mai (EFE).- O alto representante para Política Externa e Segurança Comum da União Européia (UE), Javier Solana, defendeu hoje usar todos os meios previstos na Carta das Nações Unidas para garantir a ajuda às vítimas do ciclone Nargis em Mianmar (antiga Birmânia).

EFE |

Antes da reunião extraordinária dos responsáveis de ajuda humanitária dos Governos da UE, Solana disse aos jornalistas que a situação em Mianmar é "de um pouco mais de cooperação, mas ainda muita recusa".

"Neste momento, o objetivo mais importante é fazer com que a ajuda internacional entre no país. Há muita gente em Mianmar que está sofrendo", disse.

"Certamente, temos que usar todos os meios para ajudar as pessoas. A Carta das Nações Unidas abre algumas vias para oferecer ajuda a um país que foi vítima de uma catástrofe como a sofrida por Mianmar, e se os líderes do país não permitirem o acesso rápido e bem organizado", disse.

Solana fez estas declarações após ser perguntado pela proposta francesa de aprovar uma resolução no Conselho de Segurança da ONU que imponha a oferta de ajuda internacional, se a Junta Militar birmanesa continuar restringindo seu acesso.

Solana disse que a reunião que acontecerá hoje entre os representantes dos países-membros da UE em Bruxelas tem por objetivo analisar "a coordenação" e a posição a manter nos contatos com os países da região asiática. EFE adp/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG