Solana critica lentidão das negociações entre israelenses e palestinos

Jerusalém, 12 set (EFE).- O alto representante para Política Externa e Segurança Comum da União Européia (UE), Javier Solana, criticou hoje a lentidão no avanço das negociações de paz entre israelenses e palestinos.

EFE |

Em entrevista concedida ao jornal israelense "Ha'aretz", Solana expressou suas dúvidas de que israelenses e palestinos possam chegar a um acordo antes do fim deste ano, como se comprometeram na conferência em Annapolis (EUA), em novembro de 2007.

"Resta pouco tempo", disse Solana, que advertiu que, quanto mais as partes demorarem a avançar, menos possibilidades de êxito terão, por isso "temos que manter o impulso".

Solana iniciou na quinta-feira à noite uma viagem pelo Oriente Médio, com a qual pretende dar um impulso ao processo de paz.

O chefe da diplomacia européia se reuniu hoje com a ministra de Exteriores israelense, Tzipi Livni, que na próxima semana concorre como favorita às primárias do partido Kadima para substituir o atual primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert.

Solana também se reunirá hoje na cidade cisjordaniana de Ramala com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas; seu primeiro-ministro, Salam Fayyad; o chefe da equipe de negociação palestino, Saeb Erekat, e com o assessor presidencial Yasser Abed Rabbo. EFE aca/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG